E se os brasileiros fossem argentinos…

… foi o que me perguntei. O futebol argentino é grandioso como o brasileiro, mas em termos de identidade visual, nossos clubes são muito mais criativos. Com exceção dos clubes de La Plata, quase todos os escudos argentinos constituem apenas da sigla do clube, Club Atlético Qualquer Coisa, mudando variando poucas as cores, e menos ainda nos desenhos dos escudos. Então, resolvi como prática dessa teoria, refazer alguns escudos de times brasileiros no design dos escudos argentinos. A escolha do paralelo entre os clubes, não foi por tamanho, número de títulos conquistados, nem maior torcida, mas pela simples proximidade visual entre eles. Gostei da brincadeira, e no futuro pretendo fazer o mesmo com escudos de outros países.

sao-paulo-de-riverSão Paulo
Para o escudo do São Paulo Futebol Clube, usei a mesma base do escudo do River Plate. O time de Nuñez é “quase”, tricolor, e nesse redesign, retirei a faixa diagonal tradicional e coloquei o padrão do tricolor no preenchimento do escudo. A faixa branca central tem a mesma largura proporcional do escudo original do São Paulo.

**************

botafogo-de-boca_lowBotafogo
Se o Botafogo fosse argentino, uma estrela seria muito pouco, pouquíssimo eu diria. Por isso utilizei a identidade do Boca Juniors, um clube que gosta de estrelas, muitas estrelas.

**************

fluminense-de-chacarita_lowFluminense
Para o Fluminense, tive que recorrer ao menos conhecido Chacarita Juniors. O simpático clube dos arredores de Buenos Aires é o único tricolor argentino que eu me lembre. Mas acho que eles não usam a alcunha de tricolores, apenas Los Funebreros, creio. Ah, lembrei do Almagro também, que tem o uniforme praticamente igual ao do Grêmio, e se chama sim de tricolor, mas agora já foi.

**************

flamengo-de-colon_lowFlamengo
Mais um carioca, agora o Flamengo. Como rubro-negro argentino, lembrei do Colón. O escudo do clube de Santa Fé é muito feio, e nessa comparação, o do Flamengo fica 10.000 vezes mais bonito.

**************

atletico-de-newells_lowAtlético Paranaense
Para você ver, rubro-negro na Argentina é um problema. O escudo utilizado foi o do Newell’s Old Boys, de Rosário. Essa comparação com o Atlético-PR foi em razão dos dois clubes serem rubro-negros e utilizarem as siglas extendidas, não trançadas.

**************

coritiba-de-banfield_lowCoritiba
O Banfield é o único alvi-verde da primeira divisão argentina, e para a comparação com o Coritiba, o critério também seguiu-se no uso das siglas simples. Apesar do escudo do Coritiba não ter nada demais, fica lindo comparado à modéstia do Club Atlético Banfield.

**************

atletico-mg-de-san-_lowAtlético Mineiro
Para o Galo, a base foi do San Martín de San Juan. Só um exemplo de que mesmo quando os nossos tem desenhos similares, e o mesmo nível de simplicidade, eles escolhem uma solução mais desagradável, por assim dizer.

**************

internacional-de-inde_lowInternacional
Para o Inter, usei o do Independiente, clube que simpatizo muito na Argentina. Retirei o preto do contorno e das letras, para manter o caráter exclusivamente colorado do Inter.

**************

gremio-de-racing_lowGrêmio
Para fazer o gre-nal de Avellaneda, tive que fazer o oposto: colocar linhas pretas no escudo do Racing, além do fundo negro para o escrito “GRÊMIO”, tão característico do tricolor gaúcho.

**************

Gostei da brincadeira. Se algum argentino ficar ofendido com essa prova de superioridade visual brasileira, falo pela maioria dos torcedores brasileiros quando digo que preferiríamos ter escudos mais feios, e mais títulos da libertadores. Em breve tentarei fazer o inverso: e se os argentinos fossem brasileiros.

About these ads

4 responses to “E se os brasileiros fossem argentinos…

  1. Cara, muito bem feito o seu trabalho. Se continuar assim, se tornará um dos blogs preferidos meu e de muita gente… E eu posso dar uma sugestão ?! Será que conseguiria fazer um escudo do Santos Futebol Clube comemorando o seu centenário, ou seja 2012 ?!

    Abraços. ;]

  2. Bem legal a ideia. Só acho que, no escudo do Inter-dependiente, o SCI podia ser em branco, com a banda diagonal também em vermelho, para manter uma fidelidade maior com o símbolo colorado.

  3. Olá Santista. Tentarei fazer algo para o peixe em breve.

    Francisco, obrigado. Quanto ao escudo do Inter com as letras em branco é uma boa sugestão. A colocarei para a sequencia da série invertida entre brasileiros e argentinos.

  4. Soy argentino y debo decir que el futbol de Brasil tiene mejores escudos que el nuestro, sin dudas. El futbol del mundo con mejores escudos es la Bundesliga de Alemania.

    Saludos :)

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s